Friday, July 07, 2006

Viva as diferenças

Não importa se é regionalismo, palavra que caiu em desuso ou gramaticalmente "inadequada". Eu AMO essas diferenças!!!!

Para o Xuxú, salsicha é "vina". Na terra da Taia brigadeiro é "negrinho". O Zezones diz que bolacha é biscoito (ou melhor, "bixcoito"). Minha vó sempre dizia para eu colocar o "pijame", a Patty nunca usa blusa de frio ou moletom, sempre coloca a "malha". Minha mãe quando fica de co-piloto no carro vive pedindo pra pisar no "desembraio" (e o carro morre antes que a pessoa entenda que "isso" é embreagem, ou caia no riso por causa da palavra idosa). A Camila não vê propaganda nem comercial, só assiste ao "reclame". A Silvita, minha segunda mãe, sempre que cortava o cabelo dizia "Você nem viu que eu aparei o breque!" (eu não sei se era breque, brack,ou black nunca entendi o propósito da palavra, e pra quê perguntar? Assim é mais legal!).
Obrigada, amigos, por encher meu dicionário mental de novas palavras!

No comments: