Friday, July 07, 2006

Mas acontece que eu sou triste...

Eu estou feliz. Bah, eu tô imensamente feliz.
Só tem um problema: o mundo não gosta de gente feliz. Não que a felicidade seja proibida, que o riso escancarado seja vetado. Mas ser feliz geralmente é imoral. É irritante para quem vê de fora. É quase que ilegal de tão bom. É a hora em que o bom – em exagero – torna-se maravilhoso. Felicidade traz nuvens aos pés e, dependendo do caso, um filho à barriga da moça.
Dá para falar tanta coisa da minha felicidade, vangloriar-me do amor que sinto. Mas não, ofereci-me a um desafio...

Ficar triste. É, isso mesmo, triste. Porque a tristeza vende mais, a desgraça emociona, a tal chama que nos torna miseráveis...nos queima e ao mesmo tempo os aquece (acenda fogueira para Freud Flinstone!)

Preparei a munição: Blues, Boleros, Lupicínio, Elis, Bethania, Cazuza...

Ave Caju!!! Me dizendo que “a tristeza é uma maneira da gente se salvar depois”. É sim. A tristeza expurga. Dói, arde, coça, forma casquinha. Quando a gente forma casquinha é assim: parece que tá doendo um montão, mas na verdade estamos só aprendendo a ser menos sensíveis à dor. E então, a próxima dor terá que se esforçar o dobro para nos ver chorar. É assim que funciona. E eu tenho que, acanhada, declarar...” Quanto mais triste mais bonito soa”...parece letra de forró (na verdade é letra de forró), mas lembra bem algo que poderia ter sido dito pelo Vinícius de Moraes...

Ave Poetinha!!! Este sabia o quanto a dor rendia. Rendeu-lhe melodiosos sonetos (e rendeu-lhe também um bando de mulheres suspirando, apaixonadas) Porque não basta doer, tem que cantar...então eu canto!! Que cantar é a minha maneira de sentir dor. Aí eu deixo meu coração em êxtase pra lá (pois, o coitado, se fosse escolher trilha sonora talvez cantasse todo alegrinho: Chiiiii Cleeee Teeeee...Oba!Oba!).
Enfim..coração em êxtase deixado de lado, eu me dou o direito de sofrer pelos outros, sofrer pelo mundo, sofrer de tão feliz que dá medo...enfim, sofrer!
E assim estarei salva!

02/08/2005

No comments: